domingo, março 12, 2006

Charlie "Bird Bop" Parker



Charles Christopher Parker, Jr.; Bird; Chan; Charlie; Yardbird (1920-1955), o mais influente saxofonista solo improvisador da história do Jazz e figura central da criação e desenvolvimento do bop no início da década de 40 do século passado.

Uma verdadeira lenda viva no seu tempo, foi idolatrado por todos aqueles com quem trabalhou, infkuenciando uma geração de intérpretes e compositores de jazz ao longo da sua meteórica e curta vida jazzistica, influencia essa que estende-se até aos dias de hoje.

Filho único de Charles e de Addle Parker, Charlie nasceu em a 29 de Agosto de 1920 e faleceu a 12 de Março de 1955. Em 1927 a família mudou-se para a cidade de Kansas, no Estado do Missouri, um importante centro musical afro-americano, nas décadas de 20 e 30. Parker teve as primeiras lições musicais na escola pública. Começou por tocar, em 1933, saxofone alto e a tocar em part-time em pequenos grupos semi-profissionais antes de abandonar, em 1935, a escola para dedicar-se a tepo inteiro a música. De 1935 a 1939 trabalhou, essencialmente na cidade de Kansas com uma variedade enorme de grupos de jazz e de blues. Tendo, como a maior parte dos músicos de jazz da altura, desenvolvido a sua própria arte essencialmente através da experiência prática, ouvindo os velhos jazz masters, adquirindo e desenvolvendo o reportório tradicional e aprendendo através dos competitivos processos eliminatórios das bandas de Kansas e das sessões de improviso.

Em 1939 visitou pela primeira vez Nova Iorque, então o principal centro de jazz e de negócios, lá permanecendo perto de um ano. Embora esporádicamente trabalhando como músico profissional, participava com muita frequência em sessões de improviso. Atrvés de posteriores relatos seus, sabe-se que ele estava entediado com as mudanças esteriotipadas que estavm a ser usadas na altura. Citando, "Eu continuo pensando que existe margem para ser algo mais... . Eu costumo ouvi-lo por vezes, mas não consigo tocá-lo." No decorrer de uma seesão de improviso no Cherokee, enquanto trabalhava com o guitarrista Biddy Fleet, Charlie imprevistamente constatou que usando um intervalo maior de um acorde como uma linha melodiosa e apoiando-o com mudanças relacionadas adequado ele poderia tocar o que ele estava "ouvindo". Porém, só em 1944-45 é que a sua concepção de ritmo e fraseado desenvolveu-se o bastante para amadurecear o seu estilo.